Itajaí é a cidade catarinense que mais investe em saúde entre os municípios com 200 mil habitantes

Levantamento do Conselho Federal de Medicina apontou investimento de R$ 687,30 por pessoa
Data de inclusão: 22/01/2019 17:05

Itajaí foi a cidade catarinense que mais investiu em saúde entre os municípios com 200 mil habitantes. O levantamento do Conselho Federal de Medicina, apresentado na segunda-feira (21), mostra que em 2017 o investimento médio da prefeitura em ações e serviços públicos de saúde foi de R$ 687,30 por pessoa – o valor é 44% maior que o da segunda colocada. Ao todo, Itajaí aplicou R$ 146 milhões da sua arrecadação em saúde.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A pesquisa foi feita com base nas informações declaradas pelas prefeituras brasileiras no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), do Ministério da Saúde. Entre as cidades com 200 mil habitantes de Santa Catarina (São José, Chapecó e Criciúma), Itajaí obteve a melhor colocação.

No ranking geral, o município ocupa a 89ª posição, ficando à frente inclusive de grandes cidades, como Blumenau (185ª) e Florianópolis (228ª). O resultado também é maior do que a média dos municípios catarinenses, que foi R$ 586,13, e da média brasileira, que foi R$ 403,37.

Além de aplicar mais do que o previsto em lei em saúde, Itajaí também registrou um aumento de quase 17% nos investimentos entre 2013 e 2017.

O levantamento leva em consideração apenas os investimentos com recursos próprios da prefeitura. Em 2017, foram destinados R$ 146 milhões para a saúde. Quando somadas as verbas enviadas pelo Estado e também pela União, o investimento em saúde salta para R$ 276,8 milhões.

Contas em dia

Para o diretor financeiro do Fundo Municipal de Saúde, Jairo Santos, a pesquisa reflete o compromisso do município com a área. Desde 2015, o percentual de investimento de recursos próprios na Saúde tem sido acima de 20% (o mínimo constitucional é 15%).

O Fundo Municipal de Saúde também encerrou o ano de 2018 com as contas em dia e com superávit financeiro. No ano passado, os números parciais apontam que a cidade investiu em torno de R$ 166 milhões em Saúde com recursos próprios, o que corresponde a R$ 768,66 per capita, considerando a população estimada pelo IBGE em 2010 (215.895 habitantes).

Conforme Santos, o trabalho sério, transparente e o compromisso com a Saúde têm gerado frutos para a cidade. Em 2018, foi investido um total aproximado de R$ 305,4 milhões, somando os recursos próprios, da União e do Estado.

“Segundo nossos fornecedores, entre as maiores prefeituras de Santa Catarina, Itajaí é um dos primeiros municípios a pagar suas contas em dia. Isso se reflete em um interesse maior em participar de nossas licitações, fazendo com que consigamos melhores preços na aquisição de produtos e serviços”, destaca o diretor financeiro.

> Confira a base de dados completa do levantamento

_________________________
Secretaria de Saúde de Itajaí