Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí intensifica realização de cirurgias de vasectomia

Ao todo, mais de 250 procedimentos foram feitos neste ano
Data de inclusão: 21/12/2018 16:56

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou neste ano a realização de cirurgias de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número aumentou mais de 100% em 2018: ao todo, foram realizadas 255 cirurgias, enquanto no ano anterior foram feitos 126 procedimentos. A medida atende uma demanda crescente de homens que buscam pela esterilização na cidade.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Para ampliar o acesso ao procedimento, o médico urologista da Secretaria de Saúde de Itajaí, Sebastião Westphal, realizou um mutirão de vasectomias no Centro Médico de Referência São Judas, além da demanda atendida na Univali. Nessas unidades, foram feitas 182 cirurgias. Também foram ofertadas outras 73 esterilizações no Hospital de Camboriú neste ano.

Em 2017, os procedimentos eram realizados apenas na Univali pelo médico. Porém, com o aumento da procura, o município conseguiu ampliar a oferta. Neste ano, em média 29 homens por mês deram entrada no pedido de esterilização. Já as laqueaduras tiveram menor procura: em torno de sete mulheres por mês entraram com o processo.

“O mutirão de vasectomias foi importante para conseguirmos reduzir a demanda reprimida desses procedimentos. Agradecemos a disponibilidade do Dr. Sebastião, que aceitou fazer as cirurgias, e a toda equipe do Centro Médico de Referência São Judas pelo suporte”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Quem pode fazer?

A Lei nº 9.263/1996 regulamenta o planejamento familiar no país. Segundo ela, a cirurgia de esterilização pode ser feita em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos. Nestes casos, deve ser observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período em que pessoa interessada terá acesso ao serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar.

O procedimento também pode ser realizado quando coloca em risco a vida ou a saúde da mulher ou do futuro filho, por meio de relatório escrito e assinado por dois médicos. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter mais informações e o encaminhamento para o serviço de assistência social, que realiza a avaliação do candidato e dá continuidade ao processo.

_________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí