Conferência Municipal de Saúde já tem data marcada para 2019

Nona edição do evento ocorrerá em abril com o tema “Democracia e Saúde”
Data de inclusão: 07/12/2018 15:31

A nona edição da Conferência Municipal de Saúde de Itajaí já tem data marcada para 2019. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Itajaí em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), ocorrerá nos dias 05 e 06 de abril com o tema principal "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Durante o encontro, a população poderá contribuir com a construção de propostas para melhoria do Sistema Único de Saúde no município, no Estado e no país.

> Leia mais notícias sobre Saúde

No próximo ano, a conferência terá como eixos temáticos de discussão: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Também serão realizadas atividades temáticas abordando a Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho; e Orçamento e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Antes do evento em abril, a comunidade poderá participar das pré-conferências que serão organizadas pelas unidades de saúde do município. O objetivo é que a população faça uma análise de seus territórios e que já pense em propostas para levar na conferência municipal.

“Convidamos toda a comunidade itajaiense para participar das pré-conferências nos bairros e localidades e da conferência municipal no próximo ano. Os eventos serão divulgados com antecedência para que todos possam participar e dar sugestões. Esse é o momento de reafirmar os princípios e diretrizes do SUS, fortalecer o controle social, avaliar a situação de saúde e elaborar propostas, além de mobilizar a sociedade sobre o direito à saúde e em defesa do SUS”, afirma o coordenador geral do evento, Paulo Roberto Schlemper.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Comusa