Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde de Itajaí reforça orientações sobre a saúde do homem na próxima semana

Ações fazem parte da campanha de prevenção Novembro Azul
Data de inclusão: 18/11/2018 15:33

A partir de segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde de Itajaí vai reforçar as orientações sobre a saúde do homem em alusão à campanha Novembro Azul. Durante a semana, será realizada palestra sobre o câncer de próstata com funcionários do Porto de Itajaí, orientações aos homens nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e intervenções com pescadores.

As atividades iniciam na segunda com a palestra do médico urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Sebastião Westphal. O evento ocorre no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, a partir das 13h30, e é destinado aos funcionários do Porto e a comunidade interessada. O tema da palestra será a prevenção e orientação sobre o câncer de próstata. A ação faz parte da programação de atividades do Porto de Itajaí, neste mês, sobre a Saúde do Homem Portuário.

No mesmo dia, profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS) também começarão a orientar os pacientes homens sobre os cuidados com a saúde. A intenção é estimular a prevenção e conscientizar sobre a importância de manter hábitos saudáveis. A ação segue até sexta-feira (23) com entrega de informativos e abordagem aos pacientes.

“Resolvemos fazer essas orientações nas UPAs, pois sabemos que a maioria dos homens não costuma procurar as unidades básicas de saúde para realização de exames de rotina, eles acabam vindo para as UPAs quando ocorre alguma emergência ou quando o problema já evoluiu para algo mais grave. O objetivo é verificar as queixas e orientá-los sobre a prevenção e promoção da saúde”, comenta o médico responsável pela Saúde do Homem, Márcio Fossari.

Ação com pescadores

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria da Pesca, também vai realizar na próxima semana intervenções e orientações sobre saúde para os pescadores. “Os pescadores são um grupo de risco com vulnerabilidades e riscos à saúde, por isso estamos desenvolvendo essa ação de conscientização durante o Novembro Azul”, explica o diretor de Pesca, Nilson José.

A atividade começa na terça-feira (20) no Mercado do Peixe, no Centro, a partir das 8h. Na quarta-feira (21), a ação terá continuidade com abordagem aos pescadores na empresa JS Pescados.

O intuito é orientar os pescadores sobre a necessidade de realizar exames de prevenção regularmente, bem como sobre os cuidados que devem ter com a saúde, como não fumar, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, entre outras. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí