Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vigilância Sanitária de Itajaí orienta sobre proibição da venda e consumo de moluscos

Cidasc interditou preventivamente as áreas de cultivo em Santa Catarina
Data de inclusão: 20/10/2017 17:50

A Vigilância Sanitária de Itajaí vai promover, na próxima semana, ações educativas para informar o comércio e a população do município sobre a proibição da venda e consumo de ostras, vieiras, mariscos/mexilhões e berbigões. Na quinta-feira (19), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) determinou a interdição preventiva de áreas de cultivo e bancos naturais de moluscos bivalves, incluindo os costões, em Santa Catarina.

A interdição ocorreu em função da confirmação da presença da toxina Paralisante (PSP) em cultivos na Ilha João da Cunha, em Porto Belo. A decisão foi tomada após laudo laboratorial que confirmou a presença de microalgas e toxinas nocivas à saúde humana em moluscos bivalves e amostras de água de cultivo desses animais. Com isso, foi proibida a retirada, comercialização e consumo de ostras, mexilhões/mariscos, berbigões e vieiras. A medida não atinge peixes, camarões e outros frutos do mar.

A diretora de Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris, explica que a partir de segunda-feira (23) os fiscais estarão orientando moradores e comércios. “Nossas equipes irão a restaurantes, mercados, peixarias e demais estabelecimentos para explicar sobre a proibição. Além disso, as ostras e demais moluscos interditados serão retirados do comércio e inutilizados”, informa.

A orientação da Vigilância Sanitária é que o consumidor fique atento e busque informações sobre a procedência dos frutos do mar que pretende adquirir. “É importante saber de onde veio cada produto, pois a proibição só vale para ostras e demais molucos bilvaves do nosso litoral”, afirma.

__________________________
Informações adicionais:
Vigilância Sanitária 
(47) 3908-5034

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Imagens relacionadas

Vigilância Sanitária de Itajaí orienta sobre proibição da venda e consumo de moluscos
Vigilância Sanitária de Itajaí orienta sobre proibição da venda e consumo de moluscos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí