Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Você está em: Página Inicial

A Secretaria

A Secretaria de Saúde de Itajaí é um dos principais órgãos do governo municipal, responsável pelo gerenciamento de dos serviços de saúde oferecidos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria faz também toda gestão dos recursos e investimentos em saúde no município.

 

Fazem parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde:

- 32 Unidades Básicas de Saúde

- 2 Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência 24 horas

- 9 Centros de Referência Especializados

- 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

- 1 Laboratório Municipal

- 1 Farmácia Municipal

- 1 Unidade de Acolhimento Provisório de Animais

- 1 SAMU

- 1 Consultório na Rua

- 1 ambulatório no Presídio Regional Feminino

 

A Secretaria de Saúde de Itajaí conta com aproximadamente 1800 servidores públicos, que se dedicam diariamente a cuidar da população. Por mês, estes profissionais realizam cerca de 300 mil atendimentos na rede pública municipal. Somente na Atenção Básica, que é um serviço prioritário no município e a porta de entrada da população no SUS, são feitos quase 40 mil atendimentos mensais pelas 54 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Através do acolhimento do usuário e da demanda espontânea, a Atenção Básica também se torna mais resolutiva, possibilitando um cuidado a longo prazo da comunidade e fortalecendo o vínculo dos profissionais com os usuários do SUS.

 

As unidades de saúde do município também promovem diversos grupos de prevenção e promoção à saúde, ofertando à comunidade atividades físicas, artesanato, terapia comunitária, práticas integrativas e complementares em saúde, entre outras ações.

 

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS) contam com cerca de 300 profissionais de saúde, que atendem urgências e emergências 24 horas por dia. Por mês, cerca de 20 mil pessoas procuram as UPAs do município para atendimento.

 

Itajaí disponibiliza ainda à população quase cinco mil consultas especializadas mensais nos centros de especialidades, com médicos cardiologistas, dermatologistas, neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, entre outros profissionais. Na área da Odontologia, são mais de 72 mil atendimentos anuais realizados pelos dentistas do município.

 

Além das consultas, para diagnóstico de doenças são executados quase 2 milhões de exames por ano, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia, entre outros. Também são realizadas pela rede pública municipal mais de 20 mil cirurgias ambulatoriais, eletivas e de urgência anualmente.

 

Outro serviço importante dentro do SUS em Itajaí é a Vigilância em Saúde, que conta com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica:

 

A Vigilância Sanitária faz cerca de cinco mil procedimentos por ano, incluindo atividades educativas, inspeções, fiscalizações e licenciamentos sanitários nas áreas de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, entre outros.

 

Já a Vigilância Epidemiológica é um serviço essencial para prevenção e controle de doenças e agravos, bem como para a coleta informações epidemiológicas e planejamento de ações. É responsável pelas atividades de controle do coronavírus, dengue, tratamento e diagnóstico de HIV/AIDS, hepatites, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis, além da vacinação feita no município, entre outras ações.

 

A união de todos esses serviços torna o Sistema Único de Saúde de Itajaí mais fortalecido e eficiente, capaz de garantir um atendimento humanizado, integral e de qualidade à população.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí