Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Mutirão de exames já realizou mais de sete mil procedimentos

Desde maio, município está oferecendo exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, doppler, entre outros
Data de inclusão: 04/08/2017 18:01

Mais de sete mil pessoas já foram atendidas pelo mutirão de exames do Município de Itajaí até o final de julho. Por meio da iniciativa, a população tem acesso ágil a exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, doppler, ecocardiograma, espirometria, colonoscopia e endoscopia.

“Quando assumimos a Secretaria de Saúde tínhamos uma enorme demanda reprimida de exames e consultas. Hoje, através do mutirão, estamos prestes a zerar a fila de procedimentos de alta complexidade, como ressonância e tomografia, e vamos continuar fazendo os demais exames e consultas. Essa iniciativa só foi possível porque tivemos todo apoio do prefeito Volnei Morastoni”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Ao todo, já foram realizados 1166 dopplers, 95 espirometrias, 114 ecocardiogramas, 1652 ressonâncias magnéticas, 2511 ultrassonografias, 1105 tomografias, 263 endoscopias e 99 colonoscopias. Além dos exames, o município iniciou em julho o mutirão de consultas especializadas com dermatologista, neurologista, anestesiologista e ortopedista.

Para atender às demais especialidades e exames reprimidos na cidade, o edital de chamamento público do mutirão continuará aberto até o fim do ano para que novas clínicas possam se credenciar. O investimento da Secretaria de Saúde na ação é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

O secretário de Saúde destaca ainda que a gestão já está estudando medidas para evitar que as filas voltem a se formar. “Quando a fila de exames começou a andar determinamos que os pacientes que estivessem com o procedimento pronto deveriam fazer o retorno no médico em até 30 dias. Agora estamos planejando uma ação para evitar a solicitação de procedimentos desnecessários”, pontua Dellagiustina.

Faltas continuam

As faltas de pacientes aos exames continuam altas. Até o final de julho, foram registradas 2032 faltas, a maioria em procedimentos de menor complexidade como ultrassonografia e doppler. O secretário Celso Dellagiustina reforça que a ausência no exame acaba tirando a vaga de quem também está na espera, fazendo ainda com que o paciente vá para o fim da fila.

Caso a pessoa não possa comparecer no dia agendado para o exame, deve comunicar ao prestador no momento do agendamento e remarcar o procedimento. Além disso, é necessário ficar atento ao chamado da Secretaria de Saúde ou das clínicas conveniadas, mantendo o cadastro de telefone e endereço atualizado na unidade de saúde ou na Secretaria.

_____________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524  

Imagens relacionadas

Mutirão de exames já realizou mais de sete mil procedimentos
Mutirão de exames já realizou mais de sete mil procedimentos
Mutirão de exames já realizou mais de sete mil procedimentos
Mutirão de exames já realizou mais de sete mil procedimentos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí