Governo Estadual aumenta valor do custeio para o Hospital Marieta

Após articulação do município, Estado vai repassar para entidade R$ 1 milhão por mês
Data de inclusão: 12/05/2017 15:49

Após intensa articulação do Município de Itajaí, por meio do prefeito Volnei Morastoni e do secretário de Saúde Celso Luiz Dellagiustina, o Governo Estadual confirmou, nesta quinta-feira (11), aumento no repasse mensal para o custeio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A entidade passará a receber R$ 1 milhão por mês, a partir de maio.

A confirmação do aumento nos recursos para o hospital foi informada pelo secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso. Desde o início do ano, o município vem trabalhando para melhorar o valor recebido pelo Marieta, já que o hospital tem apresentado déficit mensal de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Além disso, outros hospitais de porte semelhante ou até menor recebem ajuda maior que a entidade itajaiense.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, afirma que o valor ainda não é o esperado pelo município. O Hospital Marieta recebe R$ 600 mil por mês do Estado e a intenção era que esse valor chegasse a R$ 1,8 milhão. “Não conseguimos o valor esperado, mas já foi uma vitória. Vamos continuar trabalhando para ampliar os recursos recebidos”, pontua Dellagiustina.

Itajaí também vai participar da câmara técnica montada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para rever a política hospitalar de Santa Catarina, bem como definir critérios técnicos para o pagamento do custeio dos hospitais no Estado.

A diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mércia Lemes, agradeceu o apoio incansável do município aos pleitos da entidade. “Recebemos essa notícia tão importante e especial sobre o aumento do custeio do nosso hospital, pelo qual tanto estamos lutando. Só tenho a agradecer”, completa.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves