Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde revisa relação de medicamentos essenciais

Medida foi adotada para otimizar a lista e garantir que não faltem remédios na rede pública
Data de inclusão: 11/01/2017 17:38

A Secretaria de Saúde de Itajaí reestruturou a Comissão de Farmácia e Terapêutica, através da portaria nº 1001/2017, para rever a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune). Ao todo, quatro funcionários da Secretaria têm prazo de 30 dias para avaliar quais remédios deverão permanecer na lista e quais serão retirados. Esse processo vai levar em conta a demanda e a importância que os medicamentos têm para a comunidade, bem como o uso racional e a eficácia.

O secretário de Saúde, Celso Luiz Dellagiustina, explica que a revisão vai otimizar a lista da Remune para que não faltem medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde – o que vinha ocorrendo desde o ano passado. Ele observa que a análise da relação será feita periodicamente para identificar a necessidade de inclusões e exclusões de remédios com um processo mais rígido e científico.

Enquanto a nova lista não é finalizada, o secretário esclarece que já autorizou a compra emergencial dos medicamentos que estão faltando, conforme a atual Remune. “Toda equipe está empenhada em solucionar os problemas que encontramos na Saúde do município. Pedimos a compreensão da população nestes primeiros 100 dias de governo, porque algumas medidas que estamos adotando precisam obedecer à burocracia e aos prazos exigidos por lei”, reforça.

Dellagiustina afirma ainda que a intenção é assegurar a assistência farmacêutica básica, de acordo com a portaria 1.555 do Ministério da Saúde, de forma contínua. Segundo ele, os remédios oferecidos na Remune deverão representar, no mínimo, 90% das receitas prescritas pelos profissionais da Atenção Básica do município.

________________________________

Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
Celso Luiz Dellagiustina (secretário)
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí