Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos

Animais foram eutanasiados na Secretaria de Saúde
Data de inclusão: 11/10/2016 17:17

O recolhimento de oito escorpiões da espécie Tityus serrulatus (amarelo) foi o resultado da busca ativa realizada pela equipe técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses no último sábado (08). A ação, iniciada às 17h40, seguiu até 22h50 em cinco focos do bairro Itaipava e 12 em Cordeiros (na localidade do Costa Cavalcante). Os focos ficam localizados em locais já identificados e monitorados pela Secretaria de Saúde.

De acordo com o responsável pelo controle de Agravos por Escorpiões de Itajaí, Técnico de Enfermagem com formação em Biologia Marcos Antonio Cordeiro, dos oito animais recolhidos, dois foram capturados na busca ativa e os outros seis escorpiões foram entregues pela comunidade, na chamada ‘demanda espontânea’. “Ainda na noite de sábado, eles foram eutanasiados na Secretaria de Saúde, com o devido acondicionamento e medidas técnicas de praxe estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, explica.

O trabalho de conscientização da comunidade e controle à proliferação dos escorpiões em todo o município é uma atividade permanente da Secretaria de Saúde de Itajaí. O objetivo é evitar que a cidade sofra com infestações de grande porte, como já ocorre em outros pontos do país. A equipe que atua no combate à proliferação de escorpiões é formada por quatro agentes de endemias treinados e capacitados.

Em 2016, já foram efetuadas 122 buscas ativas, com um total de 167 animais capturados, sendo 136 Tityus serrulatus (amarelo) e 31 (Tityus bahiensis) marrom. Este número inclui os exemplares coletados pelos profissionais da Secretaria, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses nas ações de busca ativa e também os animais recolhidos pelos moradores e entregues à equipe técnica em demanda espontânea.


Orientações
A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A maior preocupação está em acidentes com as crianças e idosos, que é quando os sintomas podem evoluir com maior gravidade.

Em caso de acidentes, o indicado é lavar o ferimento com água e sabão e imediatamente procurar a unidade de pronto atendimento mais próxima. Se possível, levar o animal para que a equipe que irá atender o paciente possa identificar a espécie que o picou.

Na unidade de saúde, o paciente passa por avaliação da picada e dos sintomas que apresenta. Fica em observação e recebe medicação para aliviar a dor. Caso seja necessário, é encaminhado ao hospital para aplicação de soro. No caso de crianças, elas devem ser encaminhadas ao Hospital Pequeno Anjo e os adultos ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.

Se algum morador encontrar um escorpião em sua residência deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses, no telefone (47) 3249-5571, para receber as orientações necessárias.

O que fazer em caso de acidentes
Manter a vítima calma e deitada;
Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele;
Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão;
Cobrir com um pano limpo;
Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear (apertar a circulação), em caso de inchaço do membro afetado;
Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento necessário;
Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico.

O que não fazer
Não fazer torniquete - isso impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose local;
Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria';
Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, pois poderá provocar infecção.

Limpeza
A recomendação da equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses é para que os moradores mantenham terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e fechem bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros), pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados.

E, além de evitar o escorpião, a limpeza do ambiente evita o surgimento de roedores e também que ocorra o acúmulo de água, importante para o controle do mosquito Aedes aëgypti.

Nas regiões onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados. Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. E também, verificar as roupas e sapatos antes de utilizá-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.


---------------------------------

Informações Adicionais 

Secretaria de Saúde / Núcleo de Controle de Zoonoses

Telefone: (47) 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos
Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos
Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos
Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos
Busca ativa resulta no recolhimento de oito escorpiões amarelos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí