Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Associação de Celíacos se reúne nesta noite no SESC Itajai

Encontros são mensais e abertos a todos os interessados
Data de inclusão: 09/08/2016 14:12

Definida como intolerância permanente ao glúten, a doença celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive na vida adulta. E ela exige do portador uma verdadeira mudança nos hábitos alimentares, pois o seu tratamento consiste em ter uma dieta totalmente isenta da proteína encontrada no trigo, aveia e centeio.

Para auxiliar os portadores a conviver com doença, trocar experiências e informações, lutar por direitos e conhecer as novidades que surgem no mercado para este público, a Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), por meio da sua filial do Vale do Itajaí, promove encontros sempre na segunda terça-feira do mês, no SESC de Itajaí.

Nesta terça-feira (09), a partir das 19h30, tem a reunião de agosto da Acelbra, com participação da gastropediatra Luciana dos Santos Célia Fossari. O evento é gratuito e aberto à participação de todos os interessados.

“A doença celíaca causa lesão no intestino e provoca manifestações clássicas como diarréia crônica, desnutrição com déficit de crescimento, anemia e vômitos, mas também pode resultar em dermatites, osteoporose antes da menopausa, infertilidade e até incidência aumentada de câncer”, explica a médica. Segundo ela, a estimativa é de que, para cada pessoa diagnosticada com o problema, haja cinco outras não diagnosticadas.


Saiba mais: *

Os portadores da doença celíaca não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido à exclusão total de alguns alimentos ricos em carboidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

O que é o glúten?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (ssub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Fonte: www.acelbra.org.br
 

Imagens relacionadas

Associação de Celíacos se reúne nesta noite no SESC Itajai
Associação de Celíacos se reúne nesta noite no SESC Itajai
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí