Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Sábado tem a II Caminhada da Amamentação de Itajaí

Evento integra agenda da Semana Mundial de Amamentação
Data de inclusão: 05/08/2016 12:49

Gestantes, puérperas e toda a comunidade estão convidadas a participar neste sábado (06), a partir das 09 horas, da II Caminhada da Amamentação de Itajaí. O evento, que integra a programação da II Semana de Aleitamento Materno do Município, tem saída prevista para a frente do Museu Histórico de Itajaí, seguindo pela Rua Hercílio Luz até o término na Praça Vidal Ramos, em frente ao Píer Turístico.

O período de 01 a 07 de agosto é reconhecido em todo o planeta como a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). E neste ano, o tema do evento é “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”, já que 2016 marca o início dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma abordagem ampla, relevante e inclusiva.

O tema permite que o movimento em prol da amamentação se conecte com uma variedade de questões relativas ao desenvolvimento ao longo dos próximos 15 anos (até 2030), pois o aleitamento materno está intimamente ligado aos ODS de várias maneiras.

Por isso, desde a última segunda-feira, uma série de atividades relacionadas ao tema ocorre nas salas de espera das Unidades Básicas, grupos de educação em saúde, e em locais diversos como praças, parques, creches, escolas.

A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de milhões de crianças em todo o mundo por causas preveníveis. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos de idade ou mais. É o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil.

“Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos, socioeconômicos e culturais da prática do aleitamento materno, sendo então a amamentação considerada o padrão ouro para a alimentação infantil”, ressalta a Supervisora de Ações Prioritárias da Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Itajaí, Silvana Ardenghi Molinari.

Em todas as atividades da II Semana de Amamentação de Itajaí, bem como na Caminhada, estará sendo utilizada a frase eleita no concurso que ocorreu com alunos da Secretaria Municipal de Educação, promovido pelo grupo gestor do Programa Saúde na Escola (PSE): "Nutrir, desenvolver e amar, melhor maneira de sustentar", escrita por Luan Velasques Souza, estudante da Escola Básica Francisco Celso Mafra, da Itaipava.

Laço Dourado é símbolo
Em todo o mundo, a campanha pela amamentação tem como símbolo o laço na cor dourada, simbolizando que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada. Neste laço, cada um de seus pedaços carrega uma mensagem especial: Uma parte representa a Mãe, a outra parte representa a Criança e o laço, simétrico, diz que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – e igualmente necessários. E o nó é o Pai, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa. “Amamentar é um ato pessoal, incentivar e apoiar é uma responsabilidade de toda sociedade”, finaliza Silvana Molinari.


----------------------

Informações adicionais

Secretaria de Saúde

47 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Sábado tem a II Caminhada da Amamentação de Itajaí
Sábado tem a II Caminhada da Amamentação de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí