Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Seis Unidades de Saúde fazem diagnóstico de Hepatites e outras DST neste sábado

Teste rápido estará disponível à comunidade entre 08 e 17 horas
Data de inclusão: 29/07/2016 15:39

Moradores de Itajaí poderão fazer, neste sábado (30), o teste rápido para diagnóstico das Hepatites B e C, de Sífilis e HIV em uma ação especial da Secretaria de Saúde que marcará, na cidade, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.

Organizada pela Gerência de DST/AIDS/HV juntamente com a Diretoria de Atenção à Saúde, a atividade será desenvolvida neste sábado (30), em seis Unidades Básicas de Saúde: Cordeiros, Fazenda, Itaipava, Jardim Esperança, Portal II, e Votorantim no horário das 08 às 17h.

A testagem será realizada para a população em geral mediante apresentação de documento com foto. O teste rápido consiste na coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado leva em média 30 minutos para ser entregue.

Gabriela Barreto, Gerente do Programa DST/AIDS/HV, explica que as Unidades Básicas de Saúde também promoverão atividades de educação em saúde nas salas de espera, através da entrega de materiais informativos e insumos de prevenção (preservativo masculino, feminino e gel lubrificante). “A intenção é sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo na prevenção das Hepatites Virais e demais DST’s”, ressalta.


História da data

O dia 28 de julho é lembrado como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data instituída a partir de iniciativa e propostas brasileiras, levadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

 

O que é

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é uma inflamação do fígado causada geralmente por um vírus.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia.

Estimativas apontam que milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Para saber se há a necessidade de realizar esses exames observe se você já se expôs a alguma dessas situações:
- Transmissão sexual: praticou sexo desprotegido (sem uso de camisinha);
- Transmissão sanguínea: compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
- Transmissão vertical: da mãe para o filho durante a gravidez e parto (vírus B, C e D).
No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias a partir da exposição para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.

Sintomas

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de fazer os exames que detectam os tipos B e C.

 

Prevenção

Atualmente, existe vacina para a prevenção da hepatite B disponível gratuitamente no SUS. Não existe vacina contra a hepatite C, o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão. O uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais como alicates de unha, giletes e escovas de dentes , uso de materiais esterilizados para a realização de tatuagens e colocações de piercings, são medidas para a prevenção da transmissão das hepatites.

O impacto causado pelas Hepatites Virais nas populações e sistemas de saúde pelo mundo é grande e representa um enorme risco à saúde global, uma vez que existem cerca de 350 milhões de pessoas com infecções crônicas por hepatite B e cerca de 170 milhões de pessoas cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite C.

Para saber mais sobre as hepatites virais, acesse o site da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde

-------------------------------

Informações adicionais

Secretaria de Saúde

47 3249-5524

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Seis Unidades de Saúde fazem diagnóstico de Hepatites e outras DST neste sábado
Seis Unidades de Saúde fazem diagnóstico de Hepatites e outras DST neste sábado
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí