Hoje é Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem

Esforço, amor ao próximo e disposição são características essenciais para moldar um excelente profissional na área da saúde
Data de inclusão: 20/05/2016 12:29

Nesta sexta-feira, 20 de Maio, é o dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. A Secretaria de Saúde de Itajaí parabeniza todos que fazem parte destas profissões e sobretudo congratula e agradece os 275 técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede Municipal de Saúde, que se dedicam diariamente para tornar melhor o atendimento à população.

Trabalhar com enfermagem é estar sempre de prontidão para manter a saúde e preservar a vida do cidadão. Algumas das principais atribuições destes profissionais são:

- Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários;

- Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF;

- Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foram instituídos a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Essas e demais atribuições podem ser ampliadas conforme normas da gestão local. O trabalho do técnico ou auxiliar de enfermagem é essencial para as equipes e para a comunidade.

Saiba a diferença:

O auxiliar de enfermagem aprende, em um curso de um ano de duração, sobre os cuidados básicos de higiene e alimentação e estará apto a prestar assistência a pacientes de baixa e média complexidade, podendo exercer a profissão em laboratórios, clínicas médicas, ambulatórios e maternidades.

O técnico de enfermagem estuda um ano e meio e aprende a lidar com pacientes de média e alta complexidade, fazer curativos e pequenas intervenções, podendo atuar em unidades de terapia intensiva (UTI), centros cirúrgicos, obstétricos e UTI neonatal.

Hoje é Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem