Quinta-feira é dia de pensar no Uso Racional de Medicamentos

Data serve para conscientizar a sociedade sobre o uso correto e risco de automedicação
Data de inclusão: 04/05/2016 14:09

A ingestão de um medicamento é coisa séria e nunca deve ser feita por conta própria, sob pena de sérias consequências à vida de quem assume o risco de se automedicar. Esta é a principal mensagem do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data estabelecida pelo Ministério da Saúde e que ocorre nesta quinta-feira (05).

Em Itajaí, Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Ações Farmacêuticas (GAF), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), estão unidos para este alerta à população.

No calçadão da Rua Hercílio Luz, no Centro, entre 09 e 17 horas, haverá distribuição de folders, realização de atendimentos de consulta farmacêutica para a população (consultório de rua) e a presença de bonecos do Conselho Regional de Farmácia.

Participarão destas ações os farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde, residentes da Residência Multidisciplinar, representantes do Conselho Regional de Farmácia, acadêmicos e professores da Univali.

Já na sexta-feira (06), a Univali recebe o 1° Seminário Municipal de Uso Racional de Medicamentos, no Bloco F4 (2º andar), Auditório 1. O horário é das 13h30 às 17h. O seminário terá como palestrantes o coordenador farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Zago, professores da Univali e o representante do Conselho Regional de Farmácia. Eles devem apresentar e debater com o público presente, o acesso e o uso os medicamentos, a automedicação e o descarte consciente de medicamentos.

Interessados em participar do Seminário devem efetuar a inscrição por via eletrônica, acessando o site do Conselho Regional de Farmácia, no link http://crfsc.gov.br/seminariourmitajai/

De acordo com coordenador farmacêutico da Secretaria de Saúde de Itajaí, Leandro Zago, o uso racional ocorre quando o paciente recebe o medicamento apropriado à sua necessidade clínica, na dose e posologia corretas, por um período de tempo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. “A utilização racional de medicamentos traz benefícios a todos os interessados, sejam pacientes individuais, instituições ou sistemas de Saúde”, finaliza.

-----------------------------------

Secretaria de Saúde | Gerência de Ações Farmacêuticas