Programa DST AIDS atua na prevenção e diagnóstico dos agravos transmissíveis

Quase três mil exames são realizados por mês para detecção de HIV, sífilis e hepatite
Data de inclusão: 20/04/2016 15:31

Em Itajaí, todo usuário do sistema público de saúde tem garantido o acesso ao diagnóstico de uma doença ou agravo transmissível. Além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), é possível solicitar os exames de HIV, sífilis e hepatite B e C em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Se o resultado for positivo, a Rede Municipal oferece o tratamento adequado e acompanhamento. E vale ressaltar que é extremamente importante a descoberta precoce para quem tem DST, pois quando mais cedo a pessoa souber, mais cedo inicia o tratamento. Para exames e tratamentos, a orientação é sempre buscar informações na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente, pois o tratamento está disponível em toda rede do SUS.

O Programa DST/AIDS da Secretaria de Saúde vem há mais de 27 anos trabalhando na incidência dos agravos transmissíveis, ampliando o acesso à prevenção, melhorando o diagnóstico, o tratamento e a assistência à comunidade. As atividades organizadas pela gerência do programa contemplam também a distribuição de folders, flyer, preservativos e gel lubrificante.

Também realiza programas como o Empresa Saudável onde os profissionais executam atividades de conscientização e prevenção nas empresas parceiras através de palestras e distribuição de insumos, e o Sexualidade nas Escolas onde as atividades giram em torno da orientação dos pais, professores, e alunos da Rede Municipal por meio de oficinas sobre valorização do corpo.

A gerência do programa integra a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e é composta por uma psicóloga, uma enfermeira, uma pedagoga e uma técnica em enfermagem, responsáveis pelos agravos transmissíveis como a sífilis, HIV/AIDS e hepatites virais.

Atualmente, o Programa atende a três mil pacientes com antirretroviral (coquetéis), fornecidos gratuitamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os avanços na luta contra o vírus salvaram desde 2000 cerca de 7,8 milhões de vidas. As melhorias registradas desde o início do século estão atribuídas a vários fatores que ressaltam a importância dos programas nacionais para evitar a extensão do vírus.

Todo mês são realizados nas UBS de Itajaí:

- 800 exames de HIV

- 800 exames de Sífilis

- 670 exames de Hepatite B

- 640 exames de Hepatite C

Interessados em participar do programa Empresa Saudável ou mais informações através do e-mail aids.sms@itajai.sc.gov.br ou pelo telefone: 3249-5566. O horário de funcionamento é das 12h às 18h.

Doenças:

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema Pallidum. As principais formas de transmissão são o contato sexual e a transmissão vertical para o feto durante a gravidez de uma mulher contaminada. Neste caso, o feto sofre de Sífilis Congênita, afetando o ser humano durante a sua fase de crescimento.

O diagnóstico precoce do HIV é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada. O diagnóstico também pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério. O teste e o tratamento são gratuitos. Além disso, quem realiza o teste em um CTA conta com o apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado.

As Hepatites Virais são doenças que provocam inflamação do fígado. São transmitidas pelo sangue e/ou relações sexuais desprotegidas. É possível pegar ao compartilhar seringas, materiais para colocação de piercing e tatuagens e alicates de unha. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as Hepatites passam despercebidas. Em alguns casos, ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vomito, urina escura, pele e olhos amarelados, fezes esbranquiçadas. Somente com exames de sangue específicos é possível saber se você está ou não com Hepatite.

Os testes rápidos:

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

-------------------------------

Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica