Dia Internacional da Mulher é lembrado por atividades com a comunidade e servidoras

Caminhada e ação social na Hercílio Luz e palestra sobre liderança feminina na Câmara de Vereadores
Data de inclusão: 07/03/2016 13:35

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08) será marcado por atividades voltadas para a comunidade e para as servidoras públicas em Itajaí. Durante a manhã, o calçadão da Rua Hercílio Luz receberá as atividades Ramos a partir das 09h. Já a tarde, a Câmara de Vereadores de Itajaí recebe a palestra "Liderança Feminina: o empoderamento da mulher no século XXI", às 14h.

Caminhada e atividades na Rua Hercílio Luz

O calçadão da Rua Hercílio Luz receberá duas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Na terça-feira (08), a partir das 09 horas, as atividades iniciam na Praça Vidal Ramos com alongamento para a Caminhada.

Mais de 400 mulheres são aguardadas para este momento que contará com a distribuição de flores produzidas pelas crianças da Rede Municipal de Ensino. Na comissão de frente, mulheres que representam a sociedade de Itajaí: donas de casa, professoras, garis, agricultoras, jornalistas, secretárias, agentes de trânsito, profissionais da saúde, da Marinha, da Polícia Militar, aposentadas, entre outras.

A caminhada encerra defronte à Casa da Cultura, onde serão desenvolvidas inúmeras ações, a exemplo do balcão de empregos, com vagas voltadas para o público feminino, produção de maquiagem, corte de cabelo feminino e masculino, design de sobrancelhas e tratamento de pele.

Na área da saúde, os profissionais farão orientações nutricionais com distribuição de frutas, destacando para a importância da alimentação saudável, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e teste HGT, além de mobilização contra o Aedes, orientações sobre DST/Aids e atendimentos voltados ao planejamento familiar. O Canil Municipal também estará presente com a feira de filhotes para adoção.

A ação também conta com o apoio do Horto Municipal que distribuirá mudas de plantas frutíferas. O Grupo Gesta Itajaí estará presente para destacar a importância da amamentação para a saúde da criança e da mamãe. Durante a ação social, o palco cultural recebe a cantora Alessandra Teixeira Cipriano e os dançarinos do Grupo Millenium.

A iniciativa é da Prefeitura de Itajaí, por meio do Gabinete da Vice Prefeita, Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Relações Institucionais , além da FMEL, Feapi e Fundação Cultural, com o apoio do Senac, Grupo Mariama e Conselho da Mulher.

Liderança Feminina é discutida pelas servidoras

A palestra Liderança Feminina: o empoderamento da mulher no século XXI discute as relações de poder e gênero na sociedade nesta terça-feira (08), às 14h, na Câmara de Vereadores de Itajaí. O evento é realização da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública (Feapi) em parceira com a Câmara de Vereadores. A palestrante será Queila Jaqueline Nunes Martins, advogada, mediadora Familiar, árbitra em Câmaras Arbitrais, juíza leiga nos juizados especiais de Balneário Camboriú, Doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e professora da Univali.

Apesar das conquistas históricas, permanecem diversas barreiras a serem transpostas na luta pela igualdade de gênero. No Brasil, a diferença salarial ainda é de 29% entre homens e mulheres exercendo as mesmas funções, isso sem falar nos alarmantes números de violência doméstica que registraram 4.762 homicídios de mulheres em 2013. A palestra visa valorizar e conscientizar as servidoras da realidade atual e dos desafios a serem enfrentados neste século que se inicia.

“Queremos marcar a passagem da data apresentando para a comunidade, de forma integrada, os serviços já ofertados pela administração municipal, além de reforçar o cuidado com a saúde das nossas mulheres, levando vagas de emprego e celebrando esta data que nos permite refletir sobre a nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, informa a Vice-Prefeita de Itajaí, Dalva Maria Rhenius.

Informações Adicionais:

Dalva Maria Rhenius - Vice Prefeita