Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Zoonoses faz busca ativa de escorpiões

Ação ocorre durante a noite nas zonas rural e urbana
Data de inclusão: 27/11/2015 14:06

O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí iniciou esta semana uma nova ação de busca ativa de escorpiões em Itajaí. A atividade ocorre no período da noite - quando as condições do tempo permitem - e vai durar até que todos os locais onde há focos do animal sejam monitorados, tanto no perímetro urbano quanto na área rural do município.

De acordo com o técnico em enfermagem Marcos Antônio Cordeiro, já na segunda-feira (23), primeira noite de busca ativa, foram coletados três escorpiões adultos e um quarto animal foi entregue por um morador. Todos eram da espécie Tityus bahiensis (marrom).

“A busca ativa ocorre após o por do sol porque que a noite é o horário em que os escorpiões são mais ativos por serem animais de hábitos noturnos”, explica Marcos. No entanto, ela só pode ser efetuada quando não chove. “Com as constantes chuvas, as condições climáticas têm inferido bastante nessa ação do Núcleo de Zoonoses”, reforça. 

Durante a busca ativa nos focos, o técnico efetua a retirada de animais que forem localizados nas residências e seus arredores, além fornecer orientações aos moradores para prevenir acidentes com os animais.

Limpeza

A recomendação da equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses é para que os moradores mantenham terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e fechem bem seus pontos de armazenagem de lixo (sacos, lixeiras, latões, ou outros), pois os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados.

E, além de evitar o escorpião, a limpeza do ambiente evita o surgimento de roedores e também que ocorra o acúmulo de água, importante para o controle do mosquito da dengue.

Nas regiões onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados. Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. Verificar as roupas e sapatos antes de vesti-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.

Orientações

A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A maior preocupação está em acidentes com as crianças e idosos, que é quando os sintomas podem evoluir.

Em caso de acidentes, o indicado é lavar o ferimento com água e sabão e em seguida procurar o hospital. Se possível, levar o animal para que a equipe que irá atender o paciente possa identificar a espécie que o picou. No caso de crianças, elas devem ser encaminhadas ao Hospital Pequeno Anjo e os adultos ao Hospital Marieta Konder Bornhausen.

“Se algum morador encontrar um escorpião em sua residência deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses para receber as orientações necessárias”, ressalta Marcos Antônio Cordeiro.

Desde janeiro até esta última apreensão de segunda-feira, o Núcleo de Controle de Zoonoses já efetuou 180 ações de busca ativa mais cerca de 300 visitas de orientação para controle de infestação de pragas. O total de escorpiões capturados pelo Núcleo de Controle de Zoonoses em 2015 soma 765. Deste total, 99 são da espécie Tityus bahiensis (marrom), capturados na zona rural. E 666 são da espécie Tityus serrulatus (amarelo), coletados tanto na área rural quanto no perímetro urbano.


---------------------------------

Informações Adicionais

Secretaria de Saúde

Núcleo de Controle de Zoonoses

(47) 3249-5571

www.saude.itajai.sc.gov.br

Imagens relacionadas

Zoonoses faz busca ativa de escorpiões
Zoonoses faz busca ativa de escorpiões
Zoonoses faz busca ativa de escorpiões
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí