Oficina debate a Rede de Atenção Psicossocial

‘Percursos Formativos da RAPS’ recebe equipe do Recife
Data de inclusão: 15/10/2015 17:26

Itajaí sedia na próxima semana, entre os dias 19 e 23, a Oficina ‘Percursos Formativos da RAPS’. Trata-se da segunda etapa de um Projeto financiado pelo Ministério da Saúde, onde o município foi inscrito pela Coordenação Municipal de Saúde Mental e contemplado na linha Álcool, Crack e outras drogas.

A oficina terá palestra e rodas reflexivas ministradas por dois profissionais que pertencem à Rede Municipal de Recife (PE). Participam da atividade os profissionais da RAPS dos diferentes pontos de atenção de Itajaí, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centros de Atenção Psicossocial em suas diferentes modalidades (CAPSi, CAPSad e CAPS II), UPA e PA. Além dos parceiros inter-setoriais Centro POP e Casa de Apoio Social.

De acordo com a terapeuta ocupacional e preceptora do PET – RAPS, Carolina Torres Guazzelli, desde a aprovação do projeto, se constituiu o grupo de trabalhadores que começaram a realizar a reflexão e sua gestão compartilhada. “A primeira etapa foi finalizada no último dia 09 com o intercâmbio desses profissionais que foram até a RAPS de Recife e vivenciaram o percurso nos diferentes pontos daquela rede municipal”, cita.

A segunda etapa do projeto, explica, consiste nesta oficina de capacitação e troca de experiência para os profissionais atuantes na RAPS que será desenvolvida em Itajaí nos próximos dias. “E em um terceiro momento serão realizadas capacitações na linha Álcool e outras drogas bem como a supervisão da rede”, completa Carolina Gazzelli.

RAPS
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) compreende ações e serviços para atendimento às pessoas em sofrimento psíquico, transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação da Oficina Percursos Formativos da RAPS

Dia 19 – 2ª feira:
09h – Reunião com a Coordenação de Saúde Mental do Município. Local: Secretaria de Saúde
13h – Abertura da Oficina com a palestra "Os usos das drogas na contemporaneidade, fazendo uma reflexão do momento social que vivemos e onde as drogas se encaixam". Local: Auditório da Prefeitura de Itajaí

Dia 20 – 3ª feira:
08h – Roda de Reflexão sobre os temas norteadores. Local: Auditório da SDR Itajaí.
13h30 - Roda de Reflexão sobre os temas norteadores. Local: Auditório da SDR Itajaí.

Dia 21 – 4ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: CAPS AD.
13h30 - Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: Centro POP e Casa de Apoio.

Dia 22 – 5ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: UPA Cordeiros.
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: UBS Jardim Esperança

Dia 23 – 6ª feira:
08h – Imersão no cotidiano da rede visitante por meio de rodas de conversa nos pontos de atenção, visitas, troca de experiências. Local: CAPS i.
14h – Fechamento e Avaliação da Oficina. Local: Secretaria Municipal de Saúde.

-------------------------------

Secretaria Municipal de Saúde