Saúde inicia segunda etapa da vacinação contra o HPV

Público alvo da imunização é de garotas entre nove e 13 anos, 11 meses e 29 dias
Data de inclusão: 01/10/2015 17:42

A partir deste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades de Saúde, vai vacinar contra o HPV as meninas de nove anos a 13 anos 11 meses e 29 dias e também as meninas com 14 anos que já receberam a primeira dose nas 58 escolas municipais, estaduais e particulares de Itajaí. As garotas não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas salas de vacina. Basta que apresentem um documento de identificação ou a carteira de vacinação.

A população alvo a ser vacinada em Itajaí neste ano de 2015 são as crianças e adolescentes do sexo feminino na faixa etária de nove anos a 13 anos 11 meses e 29 dias para a primeira dose (adolescentes ainda não vacinadas) e 14 anos para segunda dose. Neste ano, a meta da cidade é vacinar 4.324 adolescentes com a primeira 1ª dose. “Porém, foram vacinadas somente 2.963 (68,52%) até o momento e a meta mínima é 80% da população”, ressalta a Gerente de Imunização, enfermeira Andrea Bittencourt.

A técnica explica que a vacina é quadrivalente, oferecendo proteção para os quatro tipos de câncer de colo de útero. Essa é a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres no país, atrás do câncer de mama e de pulmão. Em Itajaí, no período 2014/2015, são 17 óbitos por câncer de colo uterino.

A transmissão do HPV ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada, na maioria das vezes, por meio da relação sexual desprotegida. No entanto, o vírus também pode ser transmitido através do contato com mãos, objetos, toalhas e roupas contaminadas. O HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem não apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber.

“Aquelas que ainda não se vacinaram, devem procurar uma unidade de saúde e iniciar o esquema de imunização ou verificar junto à escola a data da realização da vacina. No total, três doses devem ser aplicadas: a segunda acontece seis meses após a primeira; e a terceira, cinco anos depois da segunda”, completa o secretário de saúde, Osvaldo Gern.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as salas de vacina desde 2014. E também está disponível para adolescentes e mulheres de nove anos a 26 anos 11 meses e 29 dias que vivem com o vírus HIV.

Secretaria de Saúde / Gerência de Imunização – DVE

www.saude.itajai.sc.gov.br