Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Conscientização é foco no Dia Mundial Contra a Raiva

Núcleo de Zoonoses terá ação educativa no Centro
Data de inclusão: 25/09/2015 15:26

Na próxima segunda-feira, dia 28 de Setembro, é celebrado o Dia Mundial Contra a Raiva. Nesta data, o Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí, assim como vários outros municípios, estados e países, desenvolverá uma ação educativa de conscientização e prevenção desta doença, que é 100% letal. Transmitida através de lambedura, mordedura ou arranhadura de animal contaminado, qualquer mamífero é susceptível à raiva.

A atividade está agendada para o Calçadão da Hercílio Luz, onde será montada uma tenda para uma exposição interativa, contemplando os diversos ciclos da raiva:

- ciclo aéreo - réplica de uma caverna com morcego

- ciclo silvestre - réplica animais silvestres

- ciclo urbano - cães e gatos em observação

- ciclo rural - mini fazenda

De acordo com a enfermeira do NCZ, Jacqueline Kock, este evento tem a intenção de alertar a população quanto à alta letalidade da raiva e a necessidade de buscar atendimento adequado sempre que houver casos de agressão de animais a seres humanos. “Além disso, é de máxima importância seguir rigorosamente o esquema de tratamento profilático na impossibilidade de observação do animal agressor, que consiste em vacinação ou soro/vacinação, dependendo da gravidade do caso”, enfatiza.

Por mês, Itajaí registra média de aproximadamente 80 casos de atendimento Antirrábico Humano. Destes, pelo menos 10% necessitam do tratamento profilático, pois a observação do animal agressor não é possível de ser realizada. “Mesmo com a indicação do tratamento profilático, muitos pacientes não dão continuidade ao tratamento, se expondo ao risco de desenvolver o vírus da raiva e ir a óbito”, ressalta a enfermeira.

Neste ano, o Brasil já registrou dois casos de óbito em seres humanos em função da raiva, sendo um no estado do Mato Grosso do Sul e um na Paraíba.


A data

O Dia Mundial da Raiva é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Seu objetivo é conscientizar as pessoas no mundo todo sobre os problemas causados pela raiva e sobre como prevenir essa doença, juntando esforços de leigos e especialistas na área de saúde humana e veterinária para apoiar a causa.


----------------------------------

Informações adicionais:

Secretaria de Saúde / Núcleo de Controle de Zoonoses

(47) 3249-5571 

Imagens relacionadas

Conscientização é foco no Dia Mundial Contra a Raiva
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí