Serviço de Nutrição de Itajaí é destaque em eventos nacionais e estaduais

Convite para participar de eventos reafirma resultados positivos dos projetos do município voltados à nutrição
Data de inclusão: 28/08/2015 12:26

As boas práticas adotadas e desenvolvidas em prol da boa nutrição da comunidade itajaiense por meio do Serviço de Nutrição da Secretaria de Saúde foram destacadas e reconhecidas em importantes eventos de âmbito estadual e nacional neste mês de agosto. Nos dias 17 e 18, a nutricionista responsável, Alessandra Monestel, participou da  Oficina de Trabalho do Pacto Federativo pela Alimentação Adequada e Saudável, promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, em Brasília, representando a área de Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina

Já nos dias 19 e 20, compôs a mesa de abertura do XIII Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde, onde representou os municípios do país ao falar sobre ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Itajaí.

O evento objetivou fortalecer o vínculo institucional entre as secretarias estaduais e municipais com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), conhecer as principais agendas para o quadriênio, estabelecer estratégias regimentais de cooperação interfederativa e aprimorar a atenção nutricional na Rede de Atenção à Saúde do SUS e trocar experiências no que tange a nutrição, no âmbito dos municípios que recebem os recursos do Fundo de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, para promover melhorias nos projetos e ações desenvolvidas em nível local.

Aleitamento Materno

E no dia 25 de agosto, a Saúde de Itajaí foi mais uma vez destacada, desta vez entre os municípios de Santa Catarina, no I Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, realizado na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

Uma equipe da Secretaria de Saúde marcou presença no evento. O grupo foi formado pelo Pediatra apoiador da Saúde da Criança Márcio Fossari, a enfermeira responsável pelo Programa Nascer Itajaiense Roberta dos Santos, a Enfermeira responsável pela Saúde da Criança Silvana Ardenghi Molinari, e a responsável pelo Serviço de Nutrição, Alessandra Monestel.

Na ocasião, a nutricionista apresentou os resultados positivos dos projetos que são desenvolvidos em Itajaí com foco na implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, desenvolvidos em parceria com a Saúde da Criança, o Programa Nascer Itajaiense e Estratégia Saúde da Família.

De acordo com ela, o sucesso dos trabalhos desenvolvidos na área de Nutrição em Itajaí se deve principalmente ao planejamento e acompanhamento constante. “Estamos colhendo frutos de um trabalho que iniciou em 2007 e os nossos resultados positivos, que estão sendo reconhecidos e evidenciados, podem servir de exemplo para outros municípios do estado e do país”, finaliza a nutricionista.

Diretoria de Atenção à Saúde – Serviço de Nutrição

Telefone: (47) 3249 - 5587