Entidades têm até quarta-feira para indicar delegados

7ª Conferência Municipal de Saúde acontece nesta sexta e sábado
Data de inclusão: 29/06/2015 11:25

Entidades que representam os usuários do Sistema Único de Saúde, os trabalhadores, os prestadores de serviço da área e o gestor têm até esta quarta-feira (01), para indicar oficialmente ao Conselho Municipal de Saúde (Comusa), os seus representantes que serão delegados na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itajaí. O evento acontece nesta sexta-feira (03) e sábado (04), no Centreventos Itajaí.

Conforme o regimento interno, a Conferência é aberta a todas as pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento da política de saúde, podendo se inscrever nas condições de delegado, participante ou convidado.

Os delegados serão as pessoas que vão ter direito a voz e voto nas plenárias do evento. Os demais, terão direito a voz, mas não poderão participar das votações. A composição dos delegados deverá respeitar o princípio da paridade, onde 50% dos participantes serão representantes dos Usuários, e de suas entidades e movimentos; 25% representarão os Trabalhadores da Saúde; e 25% serão representantes de Gestores e Prestadores de Serviços de Saúde.

Como gestores, entendem-se os titulares ou representantes, formalmente credenciados, de instituições governamentais (municipais, estaduais e federais). Já os prestadores de serviço são os titulares ou representantes, formalmente credenciados, de instituições prestadoras de serviço de saúde, públicas e privadas.
Os trabalhadores serão os titulares ou representantes, formalmente credenciados, de entidades de representação dos trabalhadores da área de saúde.

Já os representantes dos usuários envolvem organizações sindicais de trabalhadores rurais e urbanos; entidades patronais, associações comunitárias ou de moradores; clube de serviço; partidos políticos; organizações estudantis; conselhos de pais; assim como outras instituições da sociedade civil organizada que não se incluam nos itens anteriores.

Vale ressaltar que membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde são membros natos da Conferência. E que os participantes das 14 Pré Conferências realizadas em 30 de abril e 02 de junho serão delegados natos da 7ª conferência, até o limite da paridade estabelecida pela legislação referente ao controle social.

Para indicar os seus representantes, as entidades e instituições deverão enviar correspondência oficial ao Conselho Municipal de Saúde. Para maiores informações, os contatos podem ser feitos pelo telefone 3908-5723 ou no e-mail comusa@itajai.sc.gov.br. Na Conferência Municipal serão eleitos, de forma paritária, os 16 delegados que participarão da etapa estadual das discussões.

O evento
A 7ª Conferência Municipal de Saúde é organizada pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUSA) e tem entre seus objetivos avaliar o Sistema Único de Saúde no município e fortalecer o controle social do SUS em Itajaí.

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a Conferência terá sete eixos em discussão:

• Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade
  • Participação Social
  • Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde
  • Financiamento do SUS e Relação Público-Privado
  • Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde
  • Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS
  • Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS

Para participar do evento, basta se inscrever até quarta-feira (01), às 18 horas, preenchendo um formulário on-line no portal do Município na internet. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Comusa: 3908-5723

Entidades têm até quarta-feira para indicar delegados