Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Você está em: Página Inicial

Serviço de Nutrição

 

Atualmente há duas profissionais nutricionistas para atendimento ambulatorial nas unidades de saúde, mais uma atendendo em uma unidade de especialidade e guarda-se a apresentação de uma profissional do concurso público. As nutricionistas realizam suas atividades conforme fluxograma do serviço de nutrição sendo este de conhecimento de todas as equipes de saúde e coordenadores das Unidades de Saúde.

Contamos também, desde março de 2015, com o auxílio de uma nutricionista que está integrando a primeira equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município, apoiando atualmente as quatro equipes da Unidade de Saúde do Jardim Esperança. E para somar ao serviço do NASF conta-se com o auxílio de três residentes de nutrição.

Existe ainda uma profissional na gestão, na Secretaria Municipal de Saúde, vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), responsável pelo Serviço de Nutrição e dentre as diversas ações voltadas à alimentação e nutrição, esta realiza ações sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) orientando as equipes em relação ao registro das informações no formulário específico do SISVAN e realizando treinamentos sobre o assunto. Também tem como responsabilidade o Programa Bolsa Família na Saúde em que são prestados esclarecimentos às equipes de saúde e às famílias.

As nutricionistas vinculadas à DAS elaboraram materiais educativos como folders durante as reuniões realizadas mensalmente na Secretaria de Saúde, dentre os quais destacam-se: Alimentação Saudável, Sou diabético e agora?, Hipertensão Arterial, Obesidade/sobrepeso, Nutrição na gestação, Alimentação durante o tratamento de câncer, Orientações nutricionais para crianças com baixo peso, Dez passos para uma alimentação saudável para crianças menores de 2 anos, Alergia à proteína do leite de vaca, Constipação e Anemia por deficiência de ferro.

Informativos do Serviço de Nutrição

Endereço: Rua Leodegário Pedro da Silva, 300 - Imaruí

Telefone: 3249 5587

Email coordenação: sisvan@itajai.sc.gov.br 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024- Município de Itajaí