Você está em: Página Inicial

Rede de Atenção Psicossocial – Saúde Mental

Compreende ações e serviços para atendimento às pessoas em sofrimento psíquico, transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de saúde (SUS). Permite o cuidado integral através de Políticas Públicas fundamentadas nas legislações vigentes.

A prioridade no que cerne o planejamento em saúde mental do município diz respeito à implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), através de dispositivos e ações articuladas e integradas.

Considerando a Portaria nº 3.088, que Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), segue o panorama do Município. A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pelos seguintes componentes:

I - atenção básica em saúde, formada pelos seguintes pontos de atenção:

Unidade Básica de Saúde;

II - atenção psicossocial especializada, formada pelos seguintes pontos de atenção:

Centros de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades;

III - atenção de urgência e emergência, formada pelos seguintes pontos de atenção:

SAMU 192;

UPA 24 horas;

Portas hospitalares de atenção à urgência/pronto socorro.

IV - atenção hospitalar, formada pelos seguintes pontos de atenção:

IPQ (Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina).

saudemental@itajai.sc.gov.br